terça-feira, 11 de dezembro de 2012

IGUANA



Quem não gosta de ter um bichinho para cuidar? A apreciação por animais de estimação é quase universal, mas muita gente não se contenta só com cães e gatos. Cada vez é mais comum pessoas que criam em casa animais exóticos ou silvestres, como cobras, aranhas e jabutis, por exemplo. Mas pouca gente sabe que esses bichos exigem tanto cuidado quanto os animais domésticos, como visitas periódicas a veterinários, alimentação correta, além de atenção e carinho.


O próspero mercado norte-americano de répteis e anfíbios para criação doméstica, uma única espécie, o Iguana iguana, ou Iguana Verde, como é popularmente conhecido, é, de longe, a principal estrela. Para se ter uma idéia da sua importância, nos Estados Unidos é considerado "the first reptile pet", o mais popular bicho de estimação no segmento de répteis, chamado de herps.
Em torno dele - conforme apontou Cães & Cia, nas matérias sobre serpentes e anfíbios, publicadas nas edições 208 e 216 -, desenvolveu-se uma verdadeira indústria, com pet shops, publicações dirigidas, enorme disponibilidade de acessórios e alimentos exclusivos. Há centenas de clubes e associações que divulgam a sua criação, promovendo ainda a integração entre os hobistas. A mais importante delas, aAmerican Federation of Herpetoculturists, que edita a revista Vivarium,reúne 15 mil filiados.
Uma boa parte do que é desenvolvido e produzido para os herps está voltada exclusivamente aos Iguanas. Há também fazendas e ranchos especializados na criação de répteis. Instalados em países onde a legislação permite a produção, comercialização e exportação desses animais - entre eles Nicarágua, El Salvador, Colômbia, o maior produtor, e alguns estados americanos -, a ênfase desses criadores é, justamente, o Iguana Verde. Só uma dessas fazendas - sediada na Colômbia - exporta para os EUA 80 mil dos cerca de 120 mil exemplares de Iguanas que produz anualmente. Além de manter outros répteis, como crocodilos e serpentes - o governo colombiano, através do Ministério do Meio Ambiente, faz um controle rigoroso sobre os cerca de 40 estabelecimentos similares que funcionam hoje naquele País. "Os animais são criados soltos, em áreas separadas por espécie, que procuram reproduzir seu ambiente natural", conta a proprietária da importadoraTropical Reptiles, de Miami, Sílvia Rodrigues.
Outro indicativo da grandeza do hobby, segundo Jerry Walls, da TFH Publications, maior editora sobre pets do mundo, está nas estimativas do governo americano, que indicam que cerca de 800 mil Iguanas entraram no país nos últimos cinco anos. Para ele, os Iguanas Verdes são, incontestavelmente, a maior fatia do mercado dos herps. "Sua comercialização é duas vezes maior do que a da cobra Corn Snake e a do lagarto Leopard Gecko, que ocupam o segundo lugar na preferência dos hobistas americanos", compara Jerry, informando que tem mais de dez títulos dedicados exclusivamente à espécie, além de um capítulo especial para o Iguana Verde em muitas das obras sobre lagartos lançadas pela editora. "Não dá para não falar do Iguana Verde. Ele é disparado o mais popular."

Nenhum comentário:

Postar um comentário