terça-feira, 11 de dezembro de 2012

BICHOS EXÓTICOS




Esta é uma serpente esguia, caracterizada por ter uma série de manchas delineadas em preto, e que se localizam em todas as costas do animal. As manchas são de cor avermelhada, contrastando bastante com o fundo cor de laranja. No entanto, o padrão e a cor variam largamente de um indivíduo para outro. Existem, para além da descrição típica, uma série de mutações que divergem tanto no padrão como na cor, sendo a mais comum a Amelanística, em que há ausência de pigmento preto. 

Comprimento: 1,2 a 1,8 m 
Expectativa de vida: 15 a 20 anos

Este réptil geralmente é calmo, agradável de manusear e raramente pica. É bastante fácil de manter em cativeiro e de se reproduzir. É, portanto, a serpente mais aconselhável, tanto para principiantes como para criadores experientes.
Sendo um animal de sangue frio, a Corn Snake precisa de calor e iluminação para poder sobreviver, especialmente para realizar a digestão. Ela consome muita água, logo é recomendado deixar uma vasilha com grande quantidade à disposição. A temperatura e a umidade devem variar de 23 a 30º C e 50 a 60%.
Em cativeiro este animal costuma se alimentar de camundongos. A frequência e o tamanho da presa variam de acordo com o tamanho da cobra. Filhotes comem um camundongo neonato a cada quatro dias, já os adultos comem um camundongo vivo a cada dez dias. O tamanho do alimento dever ser compatível com a espessura da cobra. Os ratos neonatos costumam vir congelados e deve-se aquecê-los antes de dá-los como alimento à serpente.
O espaço para uma cobra deve ser compatível com o seu tamanho. Locais muito grandes podem contribuir para o estresse do animal, principalmente quando ainda são filhotes. O local deve ser equipado com pedras térmicas para répteis, onde a cobra adquire o calor para a digestão. Além disso, uma vasilha com água, termômetros para controle de temperatura, iluminação adequada para aquecimento do local, emissão de UV e esconderijos para a época de hibernação, como troncos, raízes, etc. também devem fazer parte de seu ambiente. O substrato para um terrário pode ser húmus, lascas de madeira ou até mesmo papel toalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário