quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LACRAIA



As lacraias estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.

De hábitos noturnos, saem à procura de alimento ou de novas moradias, alojando-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde.

Apresentam também hábitos peridomiciliares e domiciliares, sendo encontradas em: hortas, canteiros de jardins, vasos, xaxins, entulhos, sob tijolos ou qualquer compartimento da moradia onde coexistam ausência de luz solar e presença de umidade.

Seus hábitos alimentares variam muito. As lacraias alimentam-se de pequenos artrópodes, insetos, aranhas e pequenos vertebrados. Em cativeiro exemplares adultos podem ser alimentados três vezes por semana, mas se a quantidade de alimentos for pequena pode ser oferecido um grilo ou barata por dia.

As lacrais possuem veneno, o qual utilizam para paralisar a presa, alguns gêneros de lacraias, como as gigantes, costumam ocasionar acidentes com maior freqüência no homem. São as lacrais dos gêneros Cryptops, Otostigmus e Scolopendra. O indivíduo acidentado sente dor localizada intensa e a evolução da picada depende da sensibilidade da vítima ao seu veneno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário